Pular para o conteúdo principal

2008 - O Ano da Bíblia

Ano da Bíblia
Ao completar 60 anos servindo as igrejas e o povo brasileiro, a Sociedade Bíblica do Brasil convida a liderança das igrejas e o povo cristão em geral a marcar o ano de 2008 como o "Ano da Bíblia". Mas "marcar" de que maneira? A melhor maneira de fazê-lo é promover e incentivar que todos leiam a Bíblia Sagrada pessoalmente, em família, nas igrejas e em eventos públicos, como testemunho e reafirmação de seu valor e importância para as suas vidas e como promotora da paz, da harmonia e do amor entre as pessoas, com reflexos decisivos para o bem-estar do país.

Rudi Zimmer
Diretor Executivo
Sociedade Bíblica do Brasil

Por que celebrar?

Por que celebrar o Ano da Bíblia?

A Bíblia é um livro do qual praticamente todas as pessoas já ouviram falar. É o mais estudado da história da humanidade e, certamente, o mais analisado por especialistas. Costuma-se dizer que é o livro mais traduzido, distribuído e lido de todos os tempos.

O livro mais traduzido

Calcula-se que, no mundo, sejam faladas entre 6.500 e 7.000 línguas. E a Bíblia é o único livro que já foi traduzido no todo ou em parte para 2.426 dessas línguas. Embora já tenha sido traduzida para idiomas falados por grande parte da população, existem mais de quatro mil línguas para as quais o Livro Sagrado ainda não foi traduzido.


O livro mais distribuído

Outro aspecto impressionante na questão da Bíblia é examinar o seu alcance. Distribuída por dezenas de organizações, tem nas Sociedades Bíblicas sua maior rede de distribuição do mundo. Filiadas a uma fraternidade chamada Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), elas somam 145 unidades com atuação em mais de 200 países. No ano de 2006, só as SBU foram responsáveis pela circulação de mais de 25,7 milhões de exemplares da Bíblia, dos quais 5,6 milhões distribuídos no Brasil pela SBB. A Bíblia é, portanto, o livro mais distribuído sobre a face da terra.

O livro mais lido

Seria a Bíblia o livro mais lido? Não resta dúvida que sim. Ela é lida publicamente em todas as cerimônias cristãs. É lida em campos de refugiados de guerra, em prisões, em hospitais, em escolas, em lares, em escritórios, em fábricas, individualmente ou em grupo.
Um livro desconhecido?
Não resta dúvida de que a Bíblia é o livro mais traduzido, mais distribuído e mais lido. Então, o que falta? Há um aspecto sobre a Bíblia que pode e precisa ser melhorado. Falta mais conhecimento quanto ao seu conteúdo. A Bíblia é um dos maiores tesouros da humanidade. Ela traz valores que são a base da convivência humana. Todo esse conhecimento bíblico, no entanto, precisa ser mais difundido. A vida das pessoas e da sociedade poderia ser melhor, se as pessoas conhecessem e praticassem mais os princípios bíblicos.

O Ano da Bíblia

Justamente para promover cada vez mais o conhecimento da Bíblia no Brasil, a SBB está liderando um grande movimento que colocará o Livro Sagrado em evidência, durante todo ano de 2008. Para isso, foi formado um Comitê Nacional de referência e apoio ao Ano da Bíblia, com a participação de líderes de várias regiões do país. Além disso, igrejas e organizações cristãs estão convidadas a apoiarem este movimento, realizando programações especiais que chamem a atenção sobre os diversos aspectos da Bíblia. E para que essa iniciativa seja bem-sucedida, a SBB espera também contar com seu apoio e participação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma oração pela justiça

"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos". Mateus 5:6 O quadro é interessante. Jesus diante de uma multidão de pessoas profere seu ensinamento. Na verdade esse é considerado um dos mais importantes e emblemáticos de todos os ensinamentos. Estamos falando do Sermão da Montanha e específicamente do Sermão das Bem Aventuranças. Ele fala para um público de gente sofrida, oprimida e humilhada pelas condições de vida de seu tempo. São camponeses, trabalhadores da cidade, mulheres, crianças, pobres em sua maioria. O sofrimento é nítido nos semblantes e nas expressões daquelas pessoas. No entanto, Jesus começa com um recurso de linguagem expressivo para cativar a atenção de todos. Ele usa as palavras: Bem aventurados! Quer dizer, mais do que felizes, são aqueles que tem dado ouvido às palavras e aos ensinamentos do Reino de Deus, ou segundo a tradição de Mateus, do Reino dos Céus! Esse Reino não é violento, impositivo, arbitrário ou injusto. Ele nasce...

A plenitude divina e a limitação humana

 Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre I Pe. 1:24-25 O texto da primeira carta de Pedro é claro e contundente: toda a glória do homem é como a flor da erva, secou-se a erva, caiu-se a flor. Em simples palavras: nós somos limitados, provisórios e imperfeitos. Atingir a perfeição é uma meta permanente apenas sob a tutela do Espírito Santo. É pensar que nossas realizações são possíveis apenas em Deus e somente n'Ele ganham sentido e expressão. O orgulho é a maior ilusão da vida! Estar com Cristo e caminhar com Ele é acreditar na perenidade de sua palavra e suas promessas. Com Cristo a vida se reveste de um brilho novo e diferente, ganha destaque e a promessa de perenidade. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dent...

Ver dias bons

Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano; Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. I Pe 3:8-9 A vida é um grande desafio. Às vezes parece que só encontramos coisas desagradáveis pelo caminho. Acontecimentos que nos desmotivam, nos desanimam. Pessoas que nos traem e nos fazem sofrer. A orientação de Pedro é para que não desistamos de viver. Devemos amar a vida, pois ela é uma dádiva divina. O caminho para ver dias bons é perseverar na verdade e na bondade. Falar com sabedoria também é um desafio. Devemos evitar falar mau das coisas e principalmente das pessoas. Às vezes temos até razão e motivo para falar mal de alguém. Mas falar mal é ceder espaço à malignidade. Se não podemos falar bem de alguém, o melhor a fazer é cultivar o silêncio. Sua queixa deve ser direta e com o ofensor, isso é buscar a paz. Se ele lhe ouvir você ganhará o dia, se não, você ao ser verdadeiro e honesto fez a luz b...