Pular para o conteúdo principal

A ANAQUEFALAÍOSIS de Cristo

"De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" Efésios 1:10

O termo grego anaquefalaiosis, usado aqui neste versículo e traduzido por "tornar a congregar" é mais denso do que possa parecer. Significa na verdade a condução de todas as coisas até a plena soberania de Jesus Cristo. Ou seja, refere-se mais a um processo do que a um estado de coisas. É um processo de transmutação de toda a realidade, seja ela física (cósmica) e/ou espiritual.
Nesse sentido, anaquefalaiosis faz referência ao processo de transformação/libertação que Cristo opera no universo. A igreja primitiva reconheceu essa soberania (poder libertador e transformador) de Cristo recitando-a em duas grandes confissões de fé: “Jesus Cristo é o Senhor” (Atos 2:36; 10:36; Rom. 1:4; 5:1, 11, 21; 6:23; 7:25; 8:39, etc.), e “Maran-ata vem Senhor” (1 Cor. 16:22). Hoje também é necessário termos consciência desse processo e mistério. O Deus dos cristãos não abandonou o ser humano, nem a criação. Em Cristo ele trabalha para modificar toda a realidade. A igreja como recebedora dessa revelação, como afirma Paulo aos Efésios (Ef. 1:9-10), precisa testemunhar em vida e em serviço a novidade dessa grandeza e esperança. Mais uma vez, digamos com fé e esperança: Jesus Cristo é o Senhor! Maranata vem Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias

A palavra férias vem do latim feria que possuia o significado de dia de descanso do trabalho pela vontade dos deuses. Os judeus preferiam o termo sabbath, para designar descanso. Para eles o descanso, o repouso era sagrado, porque era uma orientação divina. Deus, segundo Gênesis 1,2, depois de criar o mundo "descansou" no sétimo dia. Portanto, atividades que fugissem a esse entendimento eram condenadas. O descanso deveria ser uma forma de contemplação das nossas obras, uma forma de louvor e agradecimento pelo dom da vida. No tempo de Jesus, o judaísmo dominante dos fariseus era extremamente legalista e acabou perdendo o sentido profundo do termo sabbath, visto que a representação do dia era mais importante do que a própria vida. Por isso Jesus reprovou os fariseus e seu legalismo absurdo. Em tempos de "glorificação" do trabalho o termo descanso, repouso sempre foi visto com desconfiança. Na tradição puritana até quando "descansava", o cristão deve...

Diligência, virtude e fé

A vida exige sempre de nós muita bravura e grandes tomadas de decisões. Exige também tenacidade e versatilidade. Que Deus nos ajude a desenvolver os hábitos necessários que produzirão as virtudes capitais. Aquelas virtudes que nos escoltarão a uma vida mais produtiva. Essas virtudes, já dizia Aristóteles, são caminhos para a boa produtividade. A virtude (areté) para Aristóteles nascia da vontade ética (do ethos) disposição de fazer o melhor. E por incrível que pareça o melhor para esse grego não estava no excesso, mas sim no equilíbrio. Todas as virturdes deveriam nos escoltar ao bom senso, ao equilíbrio. Nem valentia demais, nem covardia. Nem amor de mais, nem falta de amor . Nem dinheiro à vontade, gastando tudo, nem dinheiro escondido que não aparece pra nada... Enfim, esse era o caminho que Aristóteles apontava para seus discipulos. A ética dos virtudes está em voga novamente, porque talvez ela de fato nunca tenha saído da "moda". Fazer a coisa certa exige esmero e dedic...

Uma oração pela justiça

"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos". Mateus 5:6 O quadro é interessante. Jesus diante de uma multidão de pessoas profere seu ensinamento. Na verdade esse é considerado um dos mais importantes e emblemáticos de todos os ensinamentos. Estamos falando do Sermão da Montanha e específicamente do Sermão das Bem Aventuranças. Ele fala para um público de gente sofrida, oprimida e humilhada pelas condições de vida de seu tempo. São camponeses, trabalhadores da cidade, mulheres, crianças, pobres em sua maioria. O sofrimento é nítido nos semblantes e nas expressões daquelas pessoas. No entanto, Jesus começa com um recurso de linguagem expressivo para cativar a atenção de todos. Ele usa as palavras: Bem aventurados! Quer dizer, mais do que felizes, são aqueles que tem dado ouvido às palavras e aos ensinamentos do Reino de Deus, ou segundo a tradição de Mateus, do Reino dos Céus! Esse Reino não é violento, impositivo, arbitrário ou injusto. Ele nasce...