Pular para o conteúdo principal

Renovação e Vida

"Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém"
Mateus 2:1-3

Renovar é fazer nascer de novo. É quando o ramo velho, seco e doente cai para que da sua morte e queda, nasça outro ramo novo, viçoso e sadio. A expressão renovar pode melhor ser entendida como reviver. O nascimento de Jesus como sua ressureição são exemplos categóricos na tradição bíblica do Novo Testamento de renovação.

O povo judeu esperava um novo rei. Já estava cansado do opressivo domínio romano e seu mandatário governante Herodes. A famosa pax romana nada mais simbolizava do que morte e violência para a maioria da população. Havia a necessidade de algo novo. O povo esperava o messias esse broto que modificaria a vida das pessoas, das comunidades, da "nação" e do mundo!

Os magos celebraram a vinda desse Messias, o Cristo em grego. O povo se alarmou com a possibilitade da chegada de novos tempos. A realeza e seu soberano mor Herodes entrou em pânico. As mudanças são bem vindas para quem precisa delas. Há pessoas que estão tão bem servidas neste mundo que mudar é perigoso. Foi essa a reação de Herodes e seus amigos.

Precisamos abandonar as ilusões e as situações de morte da vida. Devemos abraçar o novo não pelo novo, pelo simples modismo mas pelo fato de crermos que nele está a vida!

E Jesus é esta vida permanente!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ANAQUEFALAÍOSIS de Cristo

"De tornar a congrega r em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra " Efésios 1:10 O termo grego anaquefalaiosis , usado aqui neste versículo e traduzido por "tornar a congregar" é mais denso do que possa parecer. Significa na verdade a condução de todas as coisas até a plena soberania de Jesus Cristo. Ou seja, refere-se mais a um processo do que a um estado de coisas. É um processo de transmutação de toda a realidade, seja ela física (cósmica) e/ou espiritual. Nesse sentido, anaquefalaiosis faz referência ao processo de transformação/libertação que Cristo opera no universo. A igreja primitiva reconheceu essa soberania (poder libertador e transformador) de Cristo recitando-a em duas grandes confissões de fé: “Jesus Cristo é o Senhor” (Atos 2:36; 10:36; Rom. 1:4; 5:1, 11, 21; 6:23; 7:25; 8:39, etc.), e “Maran-ata vem Senhor” (1 Cor. 16:22). Hoje também é necessário termos consciência

Scrat e a perseverança - Era do Gelo 3

É impressionante a perseverança do esquilo Scrat. Ele não desiste de correr atrás da noz. Enfrenta frio, vento contrário, queda, sustos os mais variados, mas mesmo assim ele vai em frente. Por que será que muitos de nós paramos? Jogamos a toalha? Desistimos do jogo? A perseverança deve ser uma das marcas do cristão. Com fé em Cristo quem pode ser contra nós?

Reflexões sobre um ano escolar

Sobre formaturas... Formar é por na fôrma, é enquadrar, é dar forma. Desformar é tirar da fôrma. É deixar fazer-se ao ar livre, à espontaneidade. Enquanto o formar engessa, aprisiona, o desformar liberta, abre as portas para a novidade... Que esse dia seja mais do que um dia de formatura, seja mais que um último encontro, seja mais que uma mera formalidade escolar... Que esse dia seja um dia de desformar... um momento de liberdade, um símbolo de possibilidade, de novos desafios. Sobre a escola ... A Boa escola é aquela que cria expectativas, que gera novas perspectivas... que promove a vida. A Boa escola não é aquela que forma alunos e alunas como objetos, bonecos de manobras, peças uteis de um sistema social injusto e excludente, mas é aquela que desforma, quebrando conceitos e padrões tidos como "normais", inserindo seus alunos no chão vida e dos desafios do dia-a-dia. A Escola que faz a diferença forma sujeitos e não objetos. Sujeitos que com consciência de liberdade e dem