Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pe 5:5-7
Nós seres humanos temos a tendência natural de nos vangloriar, de nos auto exaltar. Uma boa imagem de si é necessária para uma vida saudável. Agora, o orgulho, a dureza de coração, a arrogância que acompanha determinadas falas e atitudes isso é atitude soberba. Plenamente condenável diante de Deus. Por isso a carta de Pedro orienta: calma! Nem tanto... Humilhai-vos diante de Deus. Ora, humilhar diante de Deus é entender que somos limitados e precisamos mudar nosso comportamento com as outras pessoas. Precisamos saber ouvir mais. O humilde ouve sempre, o soberbo fala sem parar. O humilde percebe que pode estar errado, o soberbo sempre está certo. Mas a carta afirma: Deus resiste aos soberbos, contudo, concede a sua graça aos humildes. Ao contrário do que se pensa o antônimo da soberba não é a humildade mas a ausência de uma boa autoimagem (como nos vemos) e uma boa autoestima (como nos sentimos). A humildade seria aquele sentimento do meio entre a soberba, vã orgulho pessoal e a baixa autoestima.
O texto fala também que Deus exaltará em tempo oportuno. Sim. Humildade não é viver de cabeça baixa aceitando absurdos, abaixando a cabeça para tudo. Isso não é humildade, é humilhação, é abrir mão da dignidade pessoal, tornando-se subserviente. Precisamos cultivar uma boa autoimagem e uma boa autoestima! A boa notícia é essa: Ele sabe "exaltar". A exaltação que vem d'Ele é aquela que produz satisfação, equilíbrio e reconhecimento. Amor próprio e valorização correta. É a certeza de que temos valor e somos útil.
Comentários