Pular para o conteúdo principal

O tição e a fogueira

O tição e a fogueira...e vós fostes como um tição arrebatado da fogueira; contudo, não vos convertestes a mim, diz o Senhor. Amós, 4, 11

ANTONIO GOUVÊA MENDONÇA

Nestes dias de balanço de minha vida, andei me lembrando do meu sermão de prova para licenciatura pregado perante o antigo Presbitério de Leste numa de suas reuniões na Terceira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo. Foi em janeiro de 1965, quando eu estava prestes a completar meus quarenta e três anos. Canhestramente, preguei sobre a experiência de Isaías no templo, quando foi comissionado para profetizar (Is 6, 1-8). Aquele “envia-me a mim” não foi por mim cumprido, a não ser por doze anos do meu ministério. Desviei-me para o ensino e a ele me dediquei até hoje. Contudo, é Deus quem julga.
Hoje, lembranças do passado juntam-se comparativamente aos acontecimentos do presente em que uma espécie de terror cósmico funciona como pano de fundo de fatos políticos e sociais ameaçadores para o futuro do planeta. Falamos em paz e temos guerra, falamos em prosperidade e somos amedrontados por possível catástrofe que comprometerá a sobrevivência da humanidade. Debates intensos sobre questões éticas e morais como aborto voluntário, eutanásia, células-tronco, clonagem e maioridade penal são insistentes nos meios de comunicação. Coisas estas que envolvem todos os segmentos da sociedade, desde indivíduos até corporações representativas como partidos políticos, associações diversas e, principalmente, religiosas.
Desde o passado mais remoto a religião é considerada como fundamental para as instituições de qualquer sociedade, nação, ou qualquer comunidade humana. Assim já afirmara, num passado distante, o conhecido historiador francês Fustel de Coulanges em sua célebre obra A Cidade Antiga (1864). Mas, onde está a religião diante do que está acontecendo no mundo e no Brasil?
Os jornais e a televisão noticiam todos os dias atos da sociedade e do Governo que bem merecem, ou mesmo exigem, pronunciamentos serenos e, em alguns casos, enérgicos, dos segmentos sociais responsáveis pela moral e pela ética e, neste caso, principalmente as igrejas cristãs. Mas, onde estão elas? A igreja ainda hegemônica, tanto numérica quanto culturalmente, a Igreja Católica, se limita a tímidos pronunciamentos enquanto usa o aparelho do Estado para subvencionar inconstitucionalmente a visita do papa com montante de recursos não revelado. Leia-se, com a contribuição dos muitos que não são católicos. Por isso, para ela não interessa entrar em choque direto com o Estado. Para completar cria, com a canonização de mais um santo, mais uma respeitável fonte de riqueza com o futuro turismo religioso em Guaratinguetá- S/P. A Igreja venderá velas e uma profusão de pílulas e medalhinhas milagrosas através do intenso comércio que se estabelecerá, ao mesmo tempo em que multidões encherão hotéis e restaurantes da cidade. Por outro lado, para vergonha dos evangélicos, apóstolos e bispas são presos por crime de malversação de dinheiro. Este é um exemplo do que ocorre em outras igrejas do mesmo gênero. Por outra porta, o Estado subvenciona de maneira absurda competições esportivas, como o próximo Pan-Americano no Rio de Janeiro, assim como já anuncia imensos gastos com a Copa do Mundo em 1914.
Há cristãos sinceros e honestos em todas as igrejas, inclusive católicos que lançam protestos contra a repressão de teólogos, como o caso recente do jesuíta salvadorenho Jon Sobrino disciplinado pelo Vaticano, cerceado portanto em sua liberdade de pensamento. Muitos evangélicos tradicionais também devem estar incomodados com a inércia de suas igrejas diante do caos moral do País.
Mas, e as igrejas onde estão? Estão tirando tições da fogueira, isto é, envidando esforços para atrair pessoas dos perigos do mundo para o seu abrigo seguro, longe da desordem que o assola. As igrejas inverteram o vetor de sua missão: em lugar de ir para o mundo como fermento e sal da terra (Gl 5, 9; Mt 5, 13), encolhem-se como fins em si mesmas. Escondem o fermento e o sal do Reino de Deus como um tesouro particular.
Não estaria na hora de as igrejas evangélicas históricas se unirem para assumir posição diante dos desafios do nosso tempo e, particularmente, do nosso País? Estariam acomodadas na irrelevância??
Antonio Gouvêa Mendonça foi Professor Emérito do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião – UMESP. e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Univ. Presb. Mackenzie – São Paulo.
In Memorian


Faleceu neste sábado (20 de outubro de 2007) e foi sepultado no dia seguinte, em Osasco, São Paulo, o Prof. Dr. Antonio Gouvea Mendonça, com 85 anos, vítima de câncer.
O Prof. Mendonça se tornou conhecido nos meios acadêmicos por seus estudos em Sociologia do Protestantismo e História Social, e também nos meios ecumênicos, dentro e fora do Brasil. Foi um dos iniciadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, no final dos anos 70, onde por mais de 20 anos foi professor. Ao lado dos professores Prócoro Velásques Filho, Jaci Maraschin, Etienne Higuet, Julio Santana, o professor Mendonça foi um dos pioneiros.
Após receber o título de "Professor Emérito" (2002) na Universidade Metodista de São Paulo, Mendonça foi trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu mais conhecido livro "O celeste porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil", teve duas edições esgotadas em português. A primeira edição foi lançada em 1984 pela Paulinas, a segunda pela Pendão Real - ASTE. Mendonça era ministro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, denominação da qual era membro desde a sua infância.
O seu falecimento deixa um vazio entre todos os que estudam cientificamente o fenômeno religioso no Brasil e se esforçam pelo convivío pacífico entre as religiões e diálogo inter-religioso.
A Universidade Metodista de São Paulo foi representada nas cerimônias de sepultamento pelo seu Reitor, prof. dr. Marcio Moraes e pelos professores da “Pós-Graduação em Ciências da Religião”: Archibal Woodruf, Geoval Jacinto da Silva, James Farris, Leonildo Silveira Campos, Ronaldo Satler Rosa e Sandra Duarte Souza. Representaram a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista os professores Helerson Bastos e o bispo Paulo Ayres.


* Texto escrito pelo professor Leonildo Silveira Campos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ANAQUEFALAÍOSIS de Cristo

"De tornar a congrega r em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra " Efésios 1:10 O termo grego anaquefalaiosis , usado aqui neste versículo e traduzido por "tornar a congregar" é mais denso do que possa parecer. Significa na verdade a condução de todas as coisas até a plena soberania de Jesus Cristo. Ou seja, refere-se mais a um processo do que a um estado de coisas. É um processo de transmutação de toda a realidade, seja ela física (cósmica) e/ou espiritual. Nesse sentido, anaquefalaiosis faz referência ao processo de transformação/libertação que Cristo opera no universo. A igreja primitiva reconheceu essa soberania (poder libertador e transformador) de Cristo recitando-a em duas grandes confissões de fé: “Jesus Cristo é o Senhor” (Atos 2:36; 10:36; Rom. 1:4; 5:1, 11, 21; 6:23; 7:25; 8:39, etc.), e “Maran-ata vem Senhor” (1 Cor. 16:22). Hoje também é necessário termos consciência

Scrat e a perseverança - Era do Gelo 3

É impressionante a perseverança do esquilo Scrat. Ele não desiste de correr atrás da noz. Enfrenta frio, vento contrário, queda, sustos os mais variados, mas mesmo assim ele vai em frente. Por que será que muitos de nós paramos? Jogamos a toalha? Desistimos do jogo? A perseverança deve ser uma das marcas do cristão. Com fé em Cristo quem pode ser contra nós?

Reflexões sobre um ano escolar

Sobre formaturas... Formar é por na fôrma, é enquadrar, é dar forma. Desformar é tirar da fôrma. É deixar fazer-se ao ar livre, à espontaneidade. Enquanto o formar engessa, aprisiona, o desformar liberta, abre as portas para a novidade... Que esse dia seja mais do que um dia de formatura, seja mais que um último encontro, seja mais que uma mera formalidade escolar... Que esse dia seja um dia de desformar... um momento de liberdade, um símbolo de possibilidade, de novos desafios. Sobre a escola ... A Boa escola é aquela que cria expectativas, que gera novas perspectivas... que promove a vida. A Boa escola não é aquela que forma alunos e alunas como objetos, bonecos de manobras, peças uteis de um sistema social injusto e excludente, mas é aquela que desforma, quebrando conceitos e padrões tidos como "normais", inserindo seus alunos no chão vida e dos desafios do dia-a-dia. A Escola que faz a diferença forma sujeitos e não objetos. Sujeitos que com consciência de liberdade e dem